Tendências do mercado editorial para 2023

Além das editoras, todo escritor precisa conhecer as novidades e tendências do mercado, para fazer seus planos de ação para a divulgação do seu livro.

Audiolivrose-booksautopublicação e marketing digital indicam aquecer o mercado editorial em 2023 e 2024.

Veja algumas tendências de publicação para ajudar a alavancar sua carreira de escritor:

 

1 – Assuntos em alta 

Quando decide escrever sobre assuntos que estão no auge das conversas e das mídias, gera oportunidades para você escritor. Os assuntos podem ser os mais variados, como pandemia, gerras, refugiados, mulheres em situações de risco, empreendedorismo, esportes, saúde e bem-estar, autoajuda e mitologia são áreas sempre atuais, com grande procura pelos leitores.

2 – Novas plataformas de resumo para não-ficção

É bem alto o número de novas plataformas e serviços projetados para resumir o conteúdo de livros de não-ficção. Uma delas é o Blinkist, aplicativo no qual os usuários leem, resumem e narram um livro de não-ficção em conteúdos (áudio e texto) de até 15 minutos. Outra startup nesse espaço é a MentorBox.

3 – Audiolivros e e-books são fortemente apreciados pelos leitores

Apesar dos livros impressos continuarem sendo o formato mais popular, a demanda por audiolivros e e-books vem crescendo expansivamente. As vendas de e-books, por exemplo, totalizaram mais de U$ 956 milhões em receita nos EUA em 2021. Já o consumo de audiolivros cresce 14,3% ano a ano no país.

4 – Autopublicação conquista mais escritores

Os livros de autopublicação são uma realidade desde 2010. Mas dez anos depois, a pandemia popularizou e impulsionou a venda de e-books. A Smashwords, distribuidora que responde por quase metade de todos os e-books autopublicados nos EUA, relatou aumento de 5,3% nos autores atendidos e crescimento de 5,7% nos livros publicados neste formato em 2021.

5 – Foco no marketing on-line

Quando um autor busca construir relacionamentos contínuos com os leitores, que, em contrapartida, reagem de maneira positiva com essas ações e ficam mais propensos a comprar livros. Uma das alternativas adotadas pelos escritores é o e-mail marketing, plataforma que deve estar entre as principais para a venda de livros em 2023. Nela, autores oferecem histórias grátis para os leitores em suas listas de e-mail. Alguns até monetizam assinaturas oferecendo conteúdo premium.

6 – Estratégias digitais mudam no pós-pandemia

Após o cenário de pandemia, os autores precisarão repensar suas estratégias digitais. São grandes as mudanças no cenário do varejo. A partir de agora, as editoras devem tratar a venda de livros primeiro, como digital, e depois, como físico. A questão é como as ferramentas de revenda se alinham com uma estratégia “online-first”, principalmente na Amazon.

Está apenas começando a nova fase tecnológica do mercado editorial e nós, da Editora Bonilaure, queremos segurar em suas mãos e caminharmos juntos desbravando as novidades que vem por aí. Você pode conhecer mais sobre nossa Editora, em nosso site e como podemos te ajudar a publicar seu livro.

A vida é uma história… faça da sua um livro!

Clique no botão abaixo para conversar com a nossa equipe e ter mais informações:

Um abraço,
Luciana Bonilaure
CEO – Publisher


Siga nossas redes sociais

Quem tem medo da IA?

Para escrever uma biografia é necessário entender alguns pontos importantes para facilitar sua escrita biográfica.

Saiba Mais »

Qual o Preço da venda do seu livro?

São muitos os autores que me perguntam qual o valor de venda do seu livro, mas o que ninguém nunca me perguntou é sobre o “VALOR INTANGÍVEL” dele. Como assim?! Calma, já vou explicar.

Saiba Mais »

O uso da Inteligência Artificial para escrever livros de ficção

É impressionante vermos como um leitor escolhia um livro em 2012 e a maneira como ele faz agora. A cada novo ano, a tecnologia avança e com ela temos inúmeras opções para comprar quase tudo o que queremos sem sair do conforto da nossa casa. Em plena era do metaverso e inteligências artificiais, os leitores também acompanham toda essa mudança na hora de adquirir seus livros.

Saiba Mais »

Voce sabe usar uma lista de transmissão?

São muitas as estratégias para a divulgação de seu livro e uma delas é a lista de transmissão do WhatsApp. Abaixo está o passo a passo para você, autor, se conectar com seus leitores e ajudar na divulgação de sua OBRA.

Saiba Mais »

Saiba como proteger o manuscrito do seu livro

Você sabe o que é um manuscrito? Se trata nada mais nada menos do que a versão original de uma obra literária, sem a interferência de nenhuma editora, antes de qualquer elaboração editorial, ou seja, é puramente a visão do autor.

Saiba Mais »

O que você está fazendo pela sua carreira de escritor?

Alguns escritores pensam que a Editora é a única e exclusiva responsável pela venda de seus livros, quem pensa assim acaba se frustrando com o ramo literário. Se você pensa em publicar seu livro para ter um retorno em vendas, é importante que se dedique à carreira, participe de bons cursos, estude e use o marketing em favor da divulgação do livro.

Saiba Mais »

Você precisa ter pelo menos um livro publicado!

Se você é um escritor profissional, seja de qual área for, precisa ter pelo menos um livro publicado. Todo cuidado é pouco na hora de escolher uma editora que atenda suas necessidades e que consiga agregar valor em seu projeto. Somos uma editora self-publishing (autopublicação) e queremos ajudar você a conquistar o sonho de publicar o seu livro.

Saiba Mais »

COPYRIGHT © Todos os direitos reservados a Editora Bonilaure

Seja um de nossos autores